Jogador que possui dupla nacionalidade recebeu sondagem da Federação de seu país natal e já sinalizou de maneira positiva. Estreia poderá acontecer contra o Uruguai de Fucile, em junho
Além de Neymar, Ganso, Rafael e do uruguaio Fucile, mais um jogador do elenco do Santos poderá vestir a camisa de uma seleção sul-americana em breve.
Nascido na Venezuela e com dupla nacionalidade, o meia Breitner já foi procurado por representantes da federação nacional sobre a possibilidade de defender o país nas próximas rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
“Algumas pessoas da Federação Venezuelana de Futebol ligaram para mim e para meu pai perguntando se eu teria interesse em jogar pela seleção. Eu disse que seria uma honra e que estaria à disposição, caso meu nome esteja nas próximas convocações”, revelou o meio-campista de 22 anos de idade que nasceu em Barcelona, cidade da província de Anzoátegui.
BREITNER x FUCILE EM JUNHO
Breitner já atuou pela seleção de seu país natal em 2008, quando foi um dos principais nomes da equipe sub-20 que disputou um torneio na Argentina. Caso seja convocado pela primeira vez para a equipe principal, sua estréia poderá acontecer no dia 2 de junho, no confronto com o Uruguai, em Montevidéu, pela quinta rodada das Eliminatórias.
“O futebol da Venezuela, tanto de clubes quanto de seleção, vem crescendo muito nos últimos anos. Seria bem bacana fazer parte deste processo. E, se for convocado para enfrentar o Uruguai, meu primeiro jogo poderá acontecer logo contra o Fucile”, lembrou o meia, citando o lateral, seu companheiro no Santos.
TRAJETÓRIA
Filho de pai brasileiro e mãe Venezuela, Overath Breitner da Silva Medina começou sua trajetória no futebol no Monagas, um dos clubes mais tradicionais da Venezuela.
Com apenas 11 anos, ingressou no Internacional de Porto Alegre e, em 2002, transferiu-se para o Santos, clube em que se destacou em todas as categorias de base e conquistou diversos títulos, dentre os quais o bicampeonato paulista sub-20 e os torneios internacionais de Turim, na Itália, e Porto Seguro, na Bahia.
A estreia de Breitner no time profissional do Peixe aconteceu em janeiro de 2010, participando da conquista da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista. No ano passado, o meia atuou pelo Figueirense e Criciúma, retornando à Vila Belmiro no segundo semestre.